PERPETUA - GONFRENA (Gomphrena globosa)
Originalmente havia somente flores roxas, mas hoje podem ser encontradas flores de diversas cores. Pode também ser utilizada para a produção de flores secas, pendurando-se maços de flores amarradas de cabeça-para-baixo em um seco e protegido da luz do sol. Multiplica-se facilmente por sementes, produzidas em grande quantidade, que podem ser semeadas em qualquer época do ano, principalmente durante o verão.
Nome popular: Perpetua - Gonfrena
Nome Ciêntífico: Gomphrena globosa
Família: Amaranthaceae
Origem: América Central, Guatemala, Panamá
Ciclo de vida: Anual
Folha: Suas folhas são oval-lanceoladas, de textura pilosa e coloração verde-clara.
Crescimento da planta: até 40 cm
Flores Inflorescência globosa densa, axilares, terminais, de cor roxa ou creme, muito durável e utilizada mesmo depois de secas em arranjos florais.
Como regar essa planta? Irrigar periodicamente
Vai em qual clima? Gosta de climas quentes. Tolera bem o calor e o frio subtropical.
Nativa de qual clima? Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? Apenas folhas secas e hastes florais secas
Vai na sombra? Sol pleno
Mudas com qual altura? 10 cm
Mais informações:
Não tem como não se apaixonar pela perpétua gonfrena. Além da cor roxa de suas flores, ainda possui efeitos terapêuticos e benefícios para a saúde.
A Gomphrena globosa, nome científico da perpétua gonfrena, também é conhecida popularmente pelos nomes de perpétua roxa ou amaranto globoso.
Originária da América Central, mais precisamente de países como Panamá e Guatemala, a perpétua roxa é uma excelente escolha para quem deseja cultivar uma espécie resistente, de fácil cultivo, poucos cuidados e muita beleza.
Da família Amaranthaceae, a perpétua gonfrena possui ciclo de vida anual, mas que oferta diversas sementes ao longo de seu cultivo, podendo ser plantada a qualquer época do ano, principalmente durante o verão.
Suas flores bem pequenas são reunidas em uma inflorescência globosa, densa, axilares, terminais, de cor roxa e muito durável. Já as folhas da perpétua roxa são de coloração verde-clara, em formato oval-lanceolados e com textura pilosa.
Podendo crescer até 60 cm de altura, suas flores também podem ser usadas em chás, trazendo alívios para dor no estômago, inflamação na garganta, tosse, problemas respiratórios e diurético.
Continue a leitura para entender como é fácil preparar o cultivo da perpétua roxa!
Que tal começar a cultivar a gonfrena roxa?
Essa espécie é um grande atrativo de insetos polinizadores, como as abelhas e muitas borboletas.
A perpétua gonfrena pode ser plantada de forma isolada, em vasos, jardineiras ou diretamente ao solo, formando lindos e coloridos maciços que se destacam em meio à vegetação verde, ou renques ao longo de caminhos.
Também muito utilizadas para a produção de folhas secas, a perpétua roxa costuma manter sua cor por muitos anos.
Seguindo o passo a passo de como plantar perpétua roxa, com certeza você vai ter uma inflorescência incrível brotando no seu jardim.
No Sítio da Mata temos muitas novidades de espécies ornamentais, exóticas e nativas esperando por você. Somos um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas.
Estamos há 23 anos nesse segmento trazendo o que há de novo para você começar seu projeto paisagístico agora mesmo.
Além da perpétua gonfrena, ainda temos outras diversas espécies para seu cultivo, dicas, ferramentas... nosso site é completo e está à sua espera.
Acesse nosso site, confira nossos produtos e condições: www.sitiodamata.com.br.
Compre com segurança, agilidade e qualidade. Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Venha colocar seu projeto em andamento. Tenho certeza que seu jardim ficará lindo e encantador com o colorido da perpétua gonfrena.
COMO PLANTAR PERPÉTUA ROXA
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito