PIMENTA DO REINO (Piper nigrum)
A pimenta-do-reino é uma trepadeira perene de caule flexuoso e folhagem verde brilhante, com enervação característica. Representa grande importância econômica para o Brasil e particularmente para o Estado do Pará. Originária da Índia, foi introduzida no Brasil no século XVII. Em plantios comerciais é conduzida ate uma altura de 3 metros, gerando de uma a duas vezes por ano pequenos frutos agrupados em espigas e do tipo drupa, que são classificados de acordo com o grau de maturação e o tratamento que recebem. Podem ser encontradas venda em grãos ou em pó, nas diferentes versões: branca, preta, verde e vermelha, obtidas pela colheita em épocas diferentes e tratamentos. As pimentas, de modo geral, possuem papel nutricional e medicinal que atualmente são consideradas como alimentos funcionais. É importante na medicina popular, fitoterapia e aromaterapia. Oferece subprodutos muito valorizados: piperina e oleorresina, substâncias usadas nas indústrias de embutidos, perfumaria e farmacêutica.
Nome popular: Pimenta-do-reino
Nome Ciêntífico: Piper nigrum
Família: Piperaceae
Origem: Índia
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, alternas, oval-alargadas com ápice acuminado, de cor verde escura, com nervuras (5-7) bem visíveis e interligadas, com até 15 cm de comprimento.
Crescimento da planta: até 3 m
Quando da frutos? Duas vezes ao ano, a colheita dos frutos ocorre no período de agosto a dezembro.
Frutos Os frutos são drupas, globosas, dispostos em espigas pendentes, com 30 a 50 frutos. São verdes e pequenos, se tornando vermelhos quando maduros.
Quando da Flores? -
Flores As flores são esbranquiçadas, pequenas e numerosas, dispostas em espigas pendentes.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Frutas - Para plantas em vasos na aplicação diluída recomenda-se diluir 10 gramas para cada 1 litro de água, e regar o vaso. Para plantas jovens recomenda-se 150 gramas por planta, e para plantas adultas 150 gramas por metro quadrado, abaixo da copa sem encostar no tronco. Para frutíferas em vaso a frequência é a cada 15 dias. E para plantas jovens e adultas a aplicação é a cada 60 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura, conforme o tamanho do vaso. Para plantas jovens e adultas no solo aplica-se embaixo de toda sua copa, sem encostar no tronco e molha em seguida.
Como regar essa planta? As regas devem ser regulares, principalmente nos primeiros meses após o plantio. Em regiões mais quentes, deve ser regada toda semana.
Vai em qual clima? Prefere o cultivo em clima quente e úmido.
Nativa de qual clima? Tropical, Subtropical
Aceita poda? Recomenda-se podas drásticas no início da época chuvosa, deixando-se um ramo ereto e jovem na parte superior do tronco ou podar toda a copa à altura de 2,5 m a 3,0 m.
Vai na sombra? Meia sombra, Pleno sol
Mudas com qual altura? até 10 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito