PITANGA ANÃ DO CERRADO (Eugenia pitanga)
A pitanga-anã-do-cerrado é um arbusto rizomatoso e forma densas touceiras de ramos lenhosos, que geralmente não passam dos 2 m de altura. Não é muito cultivada, mas tem grande potencial ornamental, sendo relativamente comum nas áreas de onde é nativa. Lembra uma versão menor da Eugenia uniflora (pitanga-arbórea), com porte menor, frutificação precoce e frutos menos costados, mias saborosos e suculentos. Os frutos são consumidos in natura, na forma de sucos, sorvetes e geléias, muito populares nas regiões de origem. Pode ser cultivado em vasos e jardineiras, bem como jardins e canteiros domésticos, sempre a pleno sol para garantir uma frutificação doce, formando um belo efeito ornamental em todas as fases. A floração e frutificação pode ocorrer em planta com 15 cm de altura e se iniciam no primeiro ano após o plantio.
Nome popular: Pitanga-anã-do-cerrado
Nome Ciêntífico: Eugenia pitanga
Família: Myrtaceae
Origem: América do Sul
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, alternas ou verticiladas, cartáceas ou coriáceas, lustrosas, glabras e com glândulas translucidas, medindo até 5 cm de comprimento.
Crescimento da planta: até 2 m
Quando da frutos? Outubro-Novembro
Frutos Os frutos são bagas globosas-costadas, vermelhas e brilhantes, de casca fina, com polpa suculenta espessa, de sabor doce-acidulado. Os frutos são muito parecidos com os da pitanga (Eugenia uniflora), mas são menos costados e mais suculentos.
Quando da Flores? Agosto-Setembro
Flores As flores são solitárias ou em pequenos grupos axilares, hermafroditas, brancas, com pedúnculos de ate 3 cm.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Frutas - Para plantas em vasos na aplicação diluída recomenda-se diluir 10 gramas para cada 1 litro de água, e regar o vaso. Para plantas jovens recomenda-se 150 gramas por planta, e para plantas adultas 150 gramas por metro quadrado, abaixo da copa sem encostar no tronco. Para frutíferas em vaso a frequência é a cada 15 dias. E para plantas jovens e adultas a aplicação é a cada 60 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura, conforme o tamanho do vaso. Para plantas jovens e adultas no solo aplica-se embaixo de toda sua copa, sem encostar no tronco e molha em seguida."
Como regar essa planta? As regas devem ser regulares nos meses após o plantio. Depois de estabelecida é muito resistente, devendo receber regas complementares na época de floração ou estiagem prolongada próxima a época de florescimento.
Vai em qual clima? Prefere climas quentes e úmidos, sendo indicada para o cultivo em regiões tropicais e subtropicais.
Nativa de qual clima? Tropical, Subtropical
Aceita poda? No geral, não necessita de podas. Podem ser feitas podas de formação, removendo galhos indesejados e para manter o porte desejado.
Vai na sombra? Sol pleno
Mudas com qual altura? até 0,60m
Mais informações:
Hoje vamos falar de uma árvore que dá frutos com sabor agradável, doce e com certa acidez, encontrado, geralmente, nos cerrados e campos de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul: a pitanga anã do cerrado.
Podendo ser consumida in natura ou em deliciosas geleias, a pitanga anã do cerrado é um arbusto frutífero que pode ser plantando tanto em vasos, como diretamente ao solo.
Espécie de vida perene e de origem da América do Sul, a Eugenia pitanga, nome científico da pitanga anã do cerrado, pode atingir até 2 metros de altura.
Da família Myrtaceae, a árvore pitanga anã do cerrado é uma espécie que dá frutos avermelhados e suculentos, de casca fina, entre os meses de outubro e novembro, iniciando sua produção após 2 anos de seu plantio.
Esse arbusto derruba suas folhas, de características simples, alternas ou verticiladas, cartáceas ou coriáceas, lustrosas, glabras e com glândulas translúcidas, medindo até 5 cm de comprimento, durante o inverno, motivo pelo qual é considerado um arbusto caducifólio.
Já as flores da árvore de pitanga anã do cerrado são brancas, hermafroditas, solitárias ou em pequenos grupos, com pedúnculos de 3 cm e surgem entre os meses de agosto e setembro.
Quer aprender a cultivar pitanga anã do cerrado? Continue a leitura e anote tudo direitinho!
A pitanga anã do cerrado é uma espécie muito versátil, que pode ser plantada em pomares, jardineiras, jardins e vasos. No entanto, para que a frutífera tenha crescimento adequado e saudável, é importante preparar o solo e ter alguns cuidados básicos, conforme segue:
Que tal cultivar essa árvore ornamental que dá frutos docinhos, com muitas propriedades e benefícios para a sua saúde, no quintal de sua casa?
No Sítio da Mata você encontra árvores frutíferas de diversas espécies, árvores para arborização urbana, flores, hortaliças e muito mais.
Acessando nosso o site www.sitiodamata.com.br você confere uma grande variedade de plantas, além de insumos e ferramentas para iniciar seu cultivo.
Estamos há 23 anos no segmento, propagando e comercializando diversas espécies, sempre com o objetivo de oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos para seu plantio e o desenvolvimento das suas plantas.
Cultive pitanga anã do cerrado e conte com a praticidade, comodidade, qualidade e a facilidade da entrega do Sítio da Mata.
Vem! Estamos esperando por você.
COMO PLANTAR PITANGA ANÃ DO CERRADO
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito