RABO DE CUTIA (Stifftia crysantha)
Rabo de Cutia
Hoje vamos apresentar a árvore rabo de cutia. Uma árvore ornamental e exótica, característica atribuída pela beleza de suas flores, uma boa pedida para o paisagismo.
Espécie de fácil cultivo, a rabo de cutia também é uma espécie indicada para reflorestamento de áreas onde se encontrava nativa e também uma opção perfeita para arborização urbana.
Vamos conhecer melhor a rabo de cutia e descobrir como plantar esta árvore?
Características da Rabo de Cutia
A Stifftia chrysantha, nome científico da rabo de cutia, é uma espécie de arbusto que pode chegar a 5 metros de altura, sustentada por um caule lenhoso de troncos múltiplos com até 25 cm de diâmetro cada.
Da família Asteraceae, mesma família das margaridas, a rabo de cutia é uma espécie que possui folhas perenes, verdes, simples, lanceoladas, glabras, relativamente grandes e de margens serreadas.
A floração da rabo de cutia é um espetáculo à parte. Podendo surgir durante todo o ano, mas com maior intensidade entre os meses de julho a setembro, a inflorescência da rabo de cutia é diferente da maioria das flores. Não são as pétalas da rabo de cutia o maior ornamento e sim a formação em capítulos grandes, redondos, como pequenos pompons, alaranjados a avermelhados, terminais e solitários, marcados por estames e pistilos proeminentes, por isso esta espécie também é conhecida como pompom.
Nativa da Mata Atlântica, especialmente na Bahia, Paraná e nos estados do Sudeste do Brasil, a rabo de cutia também é conhecida como esponja, flor da amizade, pincel, esponja de ouro ou diadema.
Vamos entender como fazemos para plantar a rabo de cutia em nossos jardins.
Onde plantar muda de rabo de cutia
A rabo de cutia é uma espécie de arbusto que pode ser plantado diretamente ao solo, em jardins ou canteiros, como forração ou em vasos.
Caso opte por cultivar a rabo de cutia em vasos, escolha um vaso que comporte o crescimento das raízes.
Como plantar muda de rabo de cutia
Segue as dicas de cultivo da rabo de cutia e mãos à terra!
SOLO: é importante que o solo para cultivo da rabo de cutia seja fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica;
CLIMA: a rabo de cutia aprecia clima quente e úmido, não tolerando baixas temperaturas;
LUZ: prefira cultivar a rabo de cutia sob o sol pleno, mas também pode ser cultivada sob a meia sombra;
REGA: para cultivo da rabo de cutia, mantenha o solo ligeiramente úmido, sem encharcar.
Onde encontrar a muda de rabo de cutia para cultivo
Compre com quem entende do assunto. O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de flores, árvores para arborização urbana, espécies para reflorestamento, hortaliças, árvores frutíferas, plantas exóticas, espécies raras e muito mais!
Você também pode adquirir a muda de rabo de cutia acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br. Além de plantas, temos ferramentas e tudo o que você precisa para iniciar seu projeto paisagístico.
Encontre tudo o que você precisa para o cultivo da rabo de cutia e encontre outras espécies indicadas para reflorestamento.
Acesse nossos conteúdos exclusivos:
https://sitiodamata.com.br/blog/
Conheça outras espécies nativas:
https://sitiodamata.com.br/blog/duvidas/o-que-sao-plantas-nativas/
Sobre o envio
Conte com a praticidade, comodidade, qualidade e a facilidade do Sítio da Mata.
Adquira mudas de rabo de cutia e outras espécies de plantas para o paisagismo do seu jardim com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes, sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Aqui você pode receber a sua muda de rabo de cutia no conforto da sua casa. Sua encomenda é embalada com todo o cuidado para que chegue em ótimas condições até você.
Temos rabo de cutia e muita novidade esperando por você! Vem!
Nome popular: Rabo de Cutia
Nome Ciêntífico: Stifftia crysantha
Família: Asteraceae
Origem: Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas simples, alternas, glabras, lanceoladas.
Crescimento da planta: até 8 m
Quando da frutos? Setembro - Novembro
Frutos Fruto do tipo aquênio
Quando da Flores? Julho - Setembro
Flores A inflorescência além do pompom tem flores em forma de tubos na tonalidade laranja. É bastante durável e muito visitada por beija flores.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias."
Como regar essa planta? Manter solo ligeiramente úmido sem encharcar.
Vai em qual clima? Gosta de clima quente e úmido
Nativa de qual clima? Tropical e Subtropical
Aceita poda? Aceita podas de limpeza
Vai na sombra? Pleno sol
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? 30cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito