Salsinha (Petroselinum crispum)
As ervas aromáticas são plantas que possuem fragrâncias e sabores distintos, e que são usadas em diversas culinárias ao redor do mundo. Podem ser usadas para realçar o sabor e aroma dos alimentos, além de possuírem diversas propriedades medicinais e nutricionais.
Hoje vamos apresentar a salsinha, erva da mesma família do coentro e do cominho, espécie que não pode faltar na sua horta!
Características da Salsinha
A salsinha (Petroselinum crispum) é uma erva aromática de sabor fresco e levemente picante, muito conhecida e usada na culinária em todo o mundo.
Espécie da família Apiaceae, a salsinha é nativa da região do Mediterrâneo e foi introduzida em outras partes do mundo pelos romanos. Atualmente, é cultivada em todo o mundo, em diversos tipos de solo e climas.
A salsinha é uma erva bienal, mas é geralmente cultivada como anual. Seu crescimento pode atingir 30 cm de altura. Possui folhas verdes escuras, com pequenas flores brancas ou amarelas.
Propriedades da salsinha
A salsinha tem um sabor suave e delicado, que não costuma dominar o sabor de outros ingredientes. Estamos falando de uma erva muito versátil e que pode ser usada fresca ou seca em diversos pratos. A salsinha é comumente usada em sopas, molhos, saladas, pratos de carne e peixe, além de ser um ingrediente essencial em muitas receitas da culinária mediterrânea.
A salsinha é uma fonte rica em vitamina C, vitamina K e ácido fólico, além de conter antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.
Benefícios da salsinha
Além das propriedades nutricionais, a salsinha também possui alguns benefícios para a saúde:
- Reduz pressão arterial e risco de doenças cardíacas;
- Melhora a digestão;
- Ajuda a tratar infecções urinárias;
- Previne anemia;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Ajuda a controlar o diabetes e o colesterol.
Agora vamos entender algumas dicas de cultivo da salsinha para ter em sua horta!
Onde cultivar a salsinha
A salsinha pode ser cultivada a partir de sementes, em vasos, canteiros e hortas.
Como cultivar salsinha
SOLO: a salsinha prefere solos ricos em matéria orgânica, com boa drenagem e umidade constante. As sementes devem ser plantadas a cerca de 1 cm de profundidade e mantidas úmidas até a germinação.
CLIMA: A salsinha é uma planta de clima temperado e pode ser cultivada em uma ampla variedade de climas. No entanto, a planta prefere temperaturas amenas e não tolera bem o calor excessivo ou o frio intenso;
LUZ: esta erva deve ser cultivada sob o sol pleno ou sombra parcial;
REGA: a salsinha precisa de água regularmente para crescer bem. Regue a planta sempre que o solo estiver seco ao toque, mas evite encharcá-lo;
PODA: as folhas da salsinha podem ser colhidas quando a planta tiver cerca de 10 cm de altura. Corte as folhas na base da planta, deixando sempre algumas folhas para que a planta continue a crescer.
Onde encontrar salsinha para cultivo
Para cultivar a salsinha você não precisa ter grandes espaços de terra. Basta um pequeno canteiro ou mesmo um vaso na cozinha e você pode ter esta delícia o ano todo realçando o sabor da sua comida.
Você encontra salsinha e muitas outras ervas aromáticas para cultivar em sua casa no Sítio da Mata.
Em nosso site www.sitiodamata.com.br temos tudo para o seu paisagismo ou para sua horta. Ferramentas, livros, acessórios e muitas dicas de cultivo.
Conheça outros tipos de ervas:
https://www.sitiodamata.com.br/salsa-grauda-portuguesa-petroselinum-crispum
https://www.sitiodamata.com.br/coentro-verdao-coriandrum-sativum-l
Sobre o envio
Enviamos mudas semanalmente via transportadora ou por caminhão. Tomamos todo o cuidado para que as mudas cheguem bonitas e saudáveis para você.
Damos garantia da integridade das mudas. Caso, eventualmente, a sua encomenda não chegue em boas condições, nos mande, imediatamente, foto das mudas que lhe orientaremos sobre o que fazer e, se necessário, enviaremos novas mudas.
Nome popular: SALSINHA
Nome Ciêntífico: Petroselium crispum L.
Família: Apiaceae
Origem: África, Argélia, Europa, Grécia, Itália, Mediterrâneo, Tunísia
Ciclo de vida: Bienal
Folha: Ela forma pequenas touceiras, com longos ramos e folhas brilhantes, planas, divididas em folíolos também repartidos.
Crescimento da planta: A salsa é uma planta herbácea, condimentar e medicinal, utilizada desde a antiguidade e difundida em todas as áreas de clima temperado e subtropical. Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a 0.4 metros
Quando da Flores? no segundo verão
Flores a planta emite inflorescências altas do tipo umbela, com numerosas flores amarelas a esverdeadas.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar o local onde ela será cultivada incorporando adubo orgânico. ➜ Para manutenção fazer fertilizações com matéria orgânica.
Como regar essa planta? Deve ser irrigado regularmente
Vai em qual clima? Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Nativa de qual clima? Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? A primeira colheita é feita entre 55 e 75 dias após a semeadura, quando as plantas atingirem cerca de 10 a 15 cm de altura. Após o corte, rebrota com facilidade.
Vai na sombra? Sol Pleno, Meia Sombra
Planta de frio ou calor? Tolera muito bem o frio e as geadas, mas ressente-se com o calor intenso ou estiagem.
Atrai borboletas? atrai borboletas
-
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de abacaxi roxo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Regas regulares.
Essa planta necessita de luz plena?
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra
Essa planta resiste a geadas constantes?
Suporta bem esse clima.
Quando posso colher minha salsinha?
Após 90 dias do plantio.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito