Sapatinho de Judia (Thunbergia mysorensis)
Planta trepadeira nativa da Índia de crescimento robusto, possui inflorescências caídas formadas por flores bicolores, amarelas com as pétalas recortadas em vermelho e longos estames de anteras brancas com formato que lembra um chinelinho ou sapatinho. Muito usada para ornamentação já que suas flores são muito decorativas e atrativas à beija-flores.
Nome popular: Sapatinho de Judia
Nome Ciêntífico: Thunbergia mysorensis
Família: Acanthaceae
Origem: Ásia, Índia
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas cartáceas, de cor verde escuro, com 12-20 cm de comprimento.
Crescimento da planta: Trepadeira de crescimento vigoroso
Frutos não da frutos
Quando da Flores? Os cachos pendentes se formam na primavera e verão.
Flores A planta gera muitas flores amarelas, em cachos pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar a cova de plantio misturando à terra retirada composto orgânico e adubo animal bem curtido ou NPK 4-14-8. ➜ Para manutenção fazer adubações com esterco de gado bem curtido e farinha de osso, ou, se preferir usar adubo mineral, aplicar no início do período de floração NPK 4-14-8.
Como regar essa planta? Regue a cada 10 dias pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Todos os anos no final do inverno, realizar uma poda leve em ramos secos e doentes.
Vai na sombra? Meia Sombra, Sol Pleno
Planta de frio ou calor? Tipicamente tropical, não tolera o frio.
Mudas com qual altura? até 60 cm
Atrai pássaros? Beija-flores, cambacicas entre outros…
Atrai borboletas? atrai borboletas
Mais informações:
Você concorda que as trepadeiras são espécies que proporcionam um lindo visual onde se instalam?
Hoje vamos descobrir como plantar sapatinho de judia, uma espécie que não produz frutos, mas que produz grande quantidade de flores.
Podendo ser facilmente plantada em vasos ou diretamente ao solo, a trepadeira sapatinho de judia deixa a paisagem com um visual incrível, ornamentando muros, portões, cercas vivas, caramanchões, pergolados ou qualquer outro espaço.
Da família Acanthaceae, a trepadeira sapatinho de judia é uma espécie que inicia o seu florescimento com cachos pendentes que se formam na primavera e verão.
Nativa da Ásia, mais precisamente da Índia, essa espécie de vida perene possui crescimento vigoroso. Sua folhagem é bastante ornamental, destacando as flores, pelo verde escuro das folhas. A planta gera muitas flores amarelas, em cachos longos pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado.
A Thunbergia mysorensis, nome científico da trepadeira sapatinho de judia, é uma espécie extremamente atrativa de insetos polinizadores, como beija flores e borboletas.
E se você se interessa em cultivar esta espécie para ornamentar seu jardim, continue lendo esse conteúdo para saber como plantar sapatinho de judia.
Seguindo as dicas de como plantar a trepadeira sapatinho de judia, sua planta pode atingir até 6 metros de altura e atrair muitas borboletas e beija-flores.
Gostaram? Vamos cultivar a trepadeira sapatinho de judia? Com pouco investimento e alguns cuidados, você transforma o ambiente com uma paisagem cheia de encantos e cor.
No Sítio da Mata você encontra diversas espécies trepadeiras, com qualidade, livre de doenças e pragas.
Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros. E você ainda pode adquirir sua muda de trepadeira sapatinho de judia acessando o site www.sitiodamata.com.br.
Compre com qualidade, pague com segurança e receba sua encomenda com o compromisso Sítio da Mata.
Estamos há 24 anos cultivando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade de nossos produtos.
Dizem que a natureza sorri através das flores. Aproveite as dicas de como plantar a trepadeira sapatinho de judia e garanta alegria para sua vida, cultivando a espécie.
Entre em contato com o Sítio da Mata.
Características da Trepadeira Sapatinho de Judia
COMO PLANTAR SAPATINHO DE JUDIA
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de sapatinho de judia em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de sapatinho de judia chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quando devo regar?
Com regas regulares. Tipicamente tropical, não tolera o frio.
Qual o tamanho das mudas?
Nossas mudas estão rustificadas, prontas para o plantio com altura de 60 cm.
Esta Planta necessita de sol?
Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito