SETECRESIA OU TRAPOERABA ROXA (Setecreasa purpurea - Tradescantia pallida var. purpurea)
Planta herbácea rasteira de caule flexível de cor púrpura arroxeada, folhas abraçando o caule, ovais acuminadas na cor verde- purpúrea, com pêlos pequenos. É uma planta muito encontrada em praças dada a sua beleza e rusticidade de cultivo. Uma vez estabelecida no local, sua manutenção é praticamente nula. Ao redor de grupos de palmeiras, formando extensa mancha em gramados, nos canteiros centrais de avenidas ou em canteiros na calçada, sempre há algum lugar onde cultivá-la.
Nome popular: SETECRESIA OU TRAPOERABA ROXA
Nome Ciêntífico: Setecreasa purpurea - Tradescantia pallida var. purpurea
Família: Commelinaceae
Origem: América do Norte, México
Ciclo de vida: Perene
Folha: Sua folhas e caules são roxos e suas florzinhas são rosas. Bastante rústica, é uma planta utilizada para quem aprecia brincar com as cores.
Crescimento da planta: até 40 cm
Flores São pequenas, de cor rosa, apesar de terem valor ornamental secundário fazem contraste com as folhas.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias."
Como regar essa planta? Apesar de resistir bem a seca, prefere solo ligeiramente úmido, mas não encharcado.
Vai em qual clima? Gosta de clima quente e não tolera frio intenso.
Nativa de qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Aceita poda? Não necessita
Vai na sombra? Pleno sol e meia sombra
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? 20cm
Mais informações:
Você também concorda que qualquer ambiente ganha vida quando é decorado com plantas? Você também concorda que as plantas mudam a energia de todo espaço onde ornamentam?
Hoje você vai conhecer a trapoeraba roxa, também conhecida como setecresia. Trata-se de uma herbácea de vida perene, muito usada para forração, formando maciços e bordaduras, muito encontrada em praças dada a sua beleza e rusticidade de cultivo. Uma vez estabelecida no local, sua manutenção é praticamente nula.
Da família Commelinaceae, a trapoeraba roxa é uma planta rústica de folhas e caules roxos. Suas flores são pequenas e rosas, de valor ornamental secundário. De caule flexível de cor púrpura arroxeada, esta espécie rasteira cresce até os 40 cm.
A Tradescantia pallida var. purpurea, nome científico da trapoeraba roxa, é também conhecida pelos nomes de coração roxo, trapoeraba e trapoerabão.
De fácil propagação e demandando poucos cuidados, a trapoeraba roxa é uma planta muito requisitada para o paisagismo urbano e ideal para quem está se aventurando no paisagismo.
Nativa do México, vamos descobrir como plantar esta espécie ornamental em seu jardim.
Se você não tem muito tempo para se dedicar à jardinagem, com certeza cultivar a trapoeraba roxa será uma excelente escolha.
Além de cultivar a trapoeraba roxa para fins ornamentais, esta planta ainda age melhorando a qualidade do ar, agindo com um filtro e purificando os ambientes.
Gostaram das dicas de como plantar a trapoeraba roxa?
Se você não sabe onde encontrar esta espécie, entre em contato com o Sítio da Mata.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas com 24 anos de experiência neste segmento.
Você pode adquirir a muda de trapoeraba roxa e de muitas outras espécies de plantas para fins variados, como projetos paisagísticos, recomposição ambiental, fabricação de produtos da perfumaria e terapêuticos, ornamentação, entre outros fins.
Acesse nosso site www.sitiodamata.com.br e confira a infinidade de produtos disponíveis para você iniciar seu projeto agora mesmo. Entre em contato e conheça as vantagens em adquirir a trapoeraba roxa e outras espécies para forração de jardim.
Parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Compre com segurança e muita qualidade. Se ainda tiver dúvidas de como plantar a trapoeraba roxa, entre em contato com a gente.
Esperamos por você aqui, no Sítio da Mata!
Como Plantar Trapoeraba Roxa
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito