SINGONIO (Syngonium angustatum)
É produzida em larga escala como planta envasada, para decoração de interiores, pela sua adaptação à meia-sombra. No entanto podemos plantá-la no jardim, em jardineiras e canteiros sempre semi-sombreados. Se tutorada adequadamente torna-se uma bela trepadeira. Produtores comerciais, têm feito grandes melhorias nesta planta nos últimos anos, dando-lhe maior resistência à doenças, folhas com mais variegação branca e um crescimento compacto. O Singônio foi classificado, como uma das 50 melhores plantas de interior para limpar o ar. A seiva desta planta contém cristais de oxalato de cálcio e é tóxico para animais de estimação e pessoas e pode causar irritação na pele. É recomendado o uso de luvas ao manusear esta planta ou lavar bem as mãos depois.
Nome popular: Singônio
Nome Ciêntífico: Syngonium angustatum
Família: Araceae
Origem: América Central, Nicarágua
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas se alteram de acordo com a maturação da planta. Plantas jovens apresentam folhas simples, claras, com nervuras brancas e nas plantas adultas as folhas são subdividas e completamente verdes.
Crescimento da planta: até 40 cm
Flores Quando amadurecida produz flores de espata rosada e espádice de coloração creme de importância ornamental secundária.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida."
Como regar essa planta? Aprecia a umidade e regas regulares.
Vai em qual clima? Não tolera frio
Nativa de qual clima? Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Aceita poda? Sim, de folhas velhas, secas ou doentes
Vai na sombra? Meia sombra
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? 20cm
Mais informações:
Que tal cultivar uma planta multifuncional, ótima para forração, que pode ser cultivada como trepadeira, escalando muros, pergolados e caramanchões, ou cultivada em jardins, canteiros ou, até mesmo, decorando interiores de residências? Se você gostou da ideia, o singônio pendente é uma ótima opção!
Da família Araceae, o singônio foi classificado como uma das 50 melhores plantas para purificar o ar. Porém essa planta deve sempre ser manuseada com muito cuidado e luvas de proteção, pois possui uma seiva tóxica capaz de causar irritações na pele. Também deve-se ter o cuidado de manter o singônio longe de crianças e pets.
O Syngonium angustatum, nome científico no singônio, pode crescer até 40 cm de altura. As folhas se alteram de acordo com a maturação da planta. As plantas mais novas apresentam folhas simples, claras, com nervuras brancas e são semelhantes à corações ou flechas , daí seu outro nome popular, planta-cabeça-de-flecha. Já as plantas adultas apresentam folhas subdivididas e completamente verdes.
Quando o singônio atinge a maturidade, produz flores de espata rosada e espádice de coloração creme de importância ornamental secundária.
De origem da América Central e da Nicarágua (país que pertence à América do Norte), sua inflorescência costuma acontecer entre a primavera e o verão. Durante o inverno a planta entra em estado de dormência e, por esta razão, necessita de pouca rega, apenas para que o solo não seque completamente. Durante o verão, em seu habitat natural, o singônio produz pequenos frutos.
Vamos descobrir, então, como plantar o singônio?
COMO PLANTAR SINGÔNIO
- SOLO: o solo para cultivo do singônio deve ser preparado com duas partes de composto orgânico, uma parte de areia e outra de terra comum, tudo muito bem misturado;
- CLIMA: todas as 33 espécies de singônio são nativas de clima tropical, portanto, gostam de calor e umidade e não toleram geadas ou temperaturas abaixo de 10ºC;
- ILUMINAÇÃO: o singônio cresce rápido e é uma das folhagens mais flexíveis quanto à iluminação, tolerando tanto o sol forte, quanto ambientes à meia sombra;
- REGA: o singônio se desenvolve bem com regas regulares;
- PODA: aceita poda de limpeza de folhas secas, velhas e doentes.
Que tal começarmos a cultivar o singônio?
Para decorar muros ou pergolados, enfeitar jardins ou canteiros e trazer muito encanto para a decoração da sua casa ou apartamento, aposte no cultivo do singônio.
O singônio na forma pendente pode ser cultivado em vasos decorando varandas e encantando com a beleza de suas folhas.
Compre com quem entende do assunto. O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de hortaliças, flores, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana e muito mais.
Você também pode adquirir essa e outras espécies, acessando: www.sitiodamata.com.br. Parcelamos suas compras em até 12 vezes, sem juros.
Conte com a praticidade, comodidade e a qualidade do Sítio da Mata.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito