URUCUM EMBRAPA (Bixa orellana L)
O Urucuzeiro é uma planta arbórea, denominada cientificamente de Bixa orellana L., e pertence à família botânica Bixaceae. É originária da América Tropical. É uma planta rústica, perene, de origem pré-colombiana e pertence à flora amazônica. Pode alcançar até 6 m de altura. Possui um corante avermelhado, que é usado pelos indígenas tanto com aplicação medicinal quanto como ornamento e proteção contra insetos, em forma de pintura sobre a pele. A propósito, a palavra “urucu” é originária do tupi uru-ku, que significa “vermelho”.
Nome popular: URUCUM EMBRAPA
Nome Ciêntífico: Bixa orellana L.
Família: Bixaceae.
Origem: América Tropical.
Época da Semeadura: Ano todo.
Instruções de Semeadura: A semeadura pode ser feita em canteiros contendo substrato e deve ter as seguintes dimensões, 20 cm de altura e 100 cm de largura. A semeadura em canteiros deve ser realizada em sulcos distanciados 10 cm entre si, e as sementes nunca são enterradas em uma profundidade superior a 1cm. O canteiro deve estar sombreados com folhas de palmeiras ou sombrites. A cova para plantio definitivo deve ter 40 cm nas três dimensões, Separa-se a primeira metade da terra da cova para um lado, e a segunda metade para outro lado, invertendo-as quando do enchimento. Antes de encher a cova, adicionam-se, à terra da parte de cima, 6 L de esterco de curral bem curtido ou 3 L de esterco de galinha. Quando o solo é de baixa fertilidade, acrescentam-se a essa adubação orgânica 100 g de superfosfato triplo. Executa-se o plantio da muda no início do período chuvoso, de 15 a 20 dias depois do enchimento da cova. No plantio definitivo utilizar um dos seguintes espaçamentos, 3,5 m x 4 m; 4 m x 4 m; 4 m x 4,5 m; 4 m; 5 m; 5 m x 5 m, para mecânização recomenda-se os seguintes espaçamentos, 7 m x 3 m ou de 7 m x 4 m.
Tempo para Germinação: 14 a 20 dias.
Colheita: O lançamento de flores ocorre depoisde 6 a 10 meses do plantio no local definitivo.A segunda floração se dará aproximadamenteentre 12 e 15 meses depois do estabelecimentodo cultivo. Com cerca de 90 dias da floração,as cápsulas estarão em condições de
Sementes por envelope: 2
Peso envelope: 1
Ciclo de vida: Perene.
Folha: As folhas do urucuzeiro têm dimensão de média a grande, coloração verde-clara.
Crescimento da planta: Esta planta se adapta a solos com perfil profundo, bem drenados, com textura de média a argilosa, porém sem compactação e pode alcançar até 6 m de altura.
Quando da frutos? Em regiões chuvosas, o urucuzeiro frutifica durante o ano todo, sendo, porém, influenciado por variações climáticas.
Frutos São cápsulas dispostas em panículas, com espinhos flexíveis, os quais revestem a casca do fruto. Cada cápsula pode conter de 30 a 50 sementes vermelhas.
Quando da Flores? Em regiões chuvosas, o urucuzeiro floresce durante o ano todo, sendo, porém, influenciado por variações climáticas.
Flores As flores dessa planta são hermafroditas (possuem órgãos reprodutores de ambos os sexos), abrem-se ao amanhecer e são polinizadas por vibração causada pelos insetos polinizadores.
Como adubar essa planta? Na produção de mudas, usar substrato formado de terriço de mata ou de mistura de terriço com esterco de curral, na proporção de 3:1. O urucuzeiro é tido como planta rústica, que se adapta a qualquer tipo de solo e que prescinde de adubação, ou que pelo menos não necessita regularmente dessa prática.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Equatorial.
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Pleno sol.
Planta de frio ou calor? As temperaturas para o cultivo devem, de preferência, oscilar entre 20 °C e 26 °C, com máximas de 36 °C a 38 °C e mínima de 15 °C. O urucuzeiro prefere áreas onde a precipitação pluvial oscile entre um mínimo de 1.200 mm e um máximo de 3.000 mm, com a existência de um período de estiagem de 3 ou 4 meses, período indispensável à maturação dos frutos e ao seu beneficiamento.
Vai bem com outras plantas? Sim, adotando espaçamento ideal entre as plantas é possível o cultivo de espécies alimentares, como arroz, mandioca, milho, feijão, jerimum, melancia, quiabo, maxixe, além de espécies de ciclo longo, como maracujá e mamão.
Mudas com qual altura? Depois da germinação será necessário fazer o transplantio das mudas para sacos de polietileno preto, de 11 cm x 22 cm, ou de 17 cm x 27 cm, com substrato semelhante ao da sementeira. Estes sacos não devem receber incidência direta dos raios solares e do impacto direto das chuvas, evitando-se, entretanto, o excesso de sombra.
Atrai pássaros? Não.
Atrai borboletas? sim
Formiga mata essa planta? não
Quais pragas tem essa planta? Tripes, ácaro-vermelho, saúvas, pulgões, cochonilhas, lagarta-de-mariposa, mosca-branca, chupão-das-cápsulas e o besouro-desfolhador.
Mais informações: .
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito