UVA JAPONESA (Hovenia dulcis.)
Por ser uma árvore que frutifica em abundância, ela têm sido amplamente utilizada na recuperação de áreas degradadas, com o objetivo de atrair a fauna (aves e mamíferos). No entanto têm se revelado uma espécie perigosamente invasora, que reduz a diversidade das matas nativas e se multiplica rapidamente com a ajuda dos animais.
Nome popular: UVA JAPONESA
Nome Ciêntífico: Hovenia dulcis.
Família: Rhamnaceae.
Origem: Japão, China e Himaláia.
Época da Semeadura: Logo que as sementes forem colhidas.
Instruções de Semeadura: Colocar as sementes para germinar diretamente em recipientes individuais contendo substrato e mantidos em meia sombra, em seguida cobrir com uma leve camada de substrato. Alguns dias após a germinação, transplantar as mudas para recipientes individuais contendo solo adubado com esterco curtido de curral.
Tempo para Germinação: 5 a 7 dias.
Colheita: A frutificação inicia-se de 3 a 4 anos após o plantio
Sementes por envelope: 3
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene.
Folha: Folhas simples,alternas, cordato-ovaladas ou ovaladas com ápice agudo, margem serrilhadas, base arredondada, de 6-14 cm de comprimento, com pecíolo longo.
Crescimento da planta: A Uva Japonesa é uma plantacaducifólia, pode atingir de 10 a 15 m de altura, de tronco com casca marrom-parda, fissurada longitudinalmente e desprendendo-se em lâminas estreitas. Ramagem longa, formando copa aberta e arredondada.
Frutos Frutos globosos, do tipo cápsula, com sementes pequenas, achatadas, marrom-amareladas.
Quando da Flores? Outubro-Dezembro.
Flores Inflorescências em panículas terminais e axilares. Flores brancas, pequenas, não vistosas.
Como adubar essa planta? Na produção das mudas usar substrato orgânico e esterco curtido de curral, no plantio definitivo usar 150 gramas de NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Equatorial, Tropical, Temperado.
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? Equatorial, Tropical, Temperado.
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? O plantio definitivo pode ser feito quando as mudas tiverem em média 0,5 m para que se adaptem melhor ao solo e clima.
Atrai pássaros? Sim, os frutos são consumidos por animais.
Atrai borboletas? sim
Formiga mata essa planta? sim
Quais pragas tem essa planta? Principalmente formigas, a Sauva é a mais comum que deve ser combatida antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides.
Mais informações:
Hoje vamos conhecer uma árvore que nos dá um fruto doce, carnoso e de cor castanha: a uva japonesa.
Também conhecida como uva do japão, a uva japonesa é uma árvore caduca, muito utilizada em arborização urbana.
A Hovenia dulcis, nome científico da uva japonesa, é considerada uma árvore de porte médio, podendo medir até 12 metros de altura.
Sua casca é escura, de textura lisa a levemente fissurada O caule apresenta rápido crescimento e pequeno diâmetro. A copa da uva japonesa é aberta, de formato globoso a oval.
Esta árvore frutífera, nativa da Ásia (China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão) também é conhecida pelos nomes de Banana do japão, Bananinha do japão, Caju do japão, Caju japonês, Cajueiro japonês, Chico magro, Gomari, Macaquinho, Mata fome, Passa do japão, Passa japonesa, Pau doce, Pé de galinha, Tripa de galinha, Uva da china, Uva- japão, e Uva paraguaia.
Da família Rhamnaceae, os frutos da uva japonesa somente têm sabor agradável quando colhidas maduras. Quando ainda estão verdes, possuem um sabor adstringente (que contrai as mucosas da boca) e quando passados, esses frutos fermentam e ficam com gosto alcoólico. Os frutos são cápsulas secas, marrons, sustentadas por pedúnculos e podem ser consumidos in natura ou na preparação de deliciosas geleias.
A inflorescência acontece no verão. As flores da uva japonesa são pequenas e perfumadas, de coloração branco-esverdeada. São bastante atrativas para insetos polinizadores, como as abelhas.
Já as folhas da uva japonesa são verdes e brilhantes, e caem durante as estações outono e inverno.
Vamos descobrir os principais cuidados para plantar uva japonesa?
Estamos falando de uma árvore apropriada para o paisagismo urbano por apresentar rápido crescimento. Além de atrair abelhas, os frutos ainda são bastante atrativos para aves de várias espécies.
Atente para os principais pontos ao plantar uva japonesa:
Você também pode realizar a poda da árvore, respeitando o seu formato arquitetônico e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda, que você encontra aqui no Sítio da Mata.
Estamos há 24 anos no segmento, propagando diversas espécies, sempre com o objetivo de oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos para seu cultivo e sua colheita.
Árvores frutíferas de diversas espécies, árvores para arborização urbana, flores, hortaliças e muitas outras espécies você encontra acessando o site: www.sitiodamata.com.br. Entre e confira nossos preços e condições, além de muita variedade.
Conte com a praticidade, comodidade, qualidade e o compromisso da entrega do Sítio da Mata.
Vem para o Sítio da Mata! Cultive uva japonesa! Estamos esperando por você.
COMO PLANTAR UVA JAPONESA
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito