Buxinho Bola (Buxus sempervirens)
O Buxinho Bola é bem versátil, combinando com diversos canteiros e tipos de plantas. Ele exige uma manutenção regular pois cada brotação vai deformando seu formatinho de bola, portanto se quer um jardim sem manutenção, melhor optar por outras plantas, pois o buxinho bola exige bastante sua presença. Ele é um pouco sensível a aplicação de produtos, então cuidado com os pets ao redor, e não tolera falta total de água, secando totalmente nestas condições.
Nome popular: Buxinho Bola
Nome Ciêntífico: Buxus sempervirens
Família: Buxaceae
Origem: Ásia, Europa, Mediterrâneo
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas inteiras e perenes, frequentemente opostas, sem estípulas.
Crescimento da planta: até 5,00 m
Frutos Os frutos do buxo apresentam-se em cápsulas castanhas, ovais e duras, medindo cerca de 1 centímetro de comprimento.
Flores As flores são de sexos separados e raramente estão em plantas diferentes, sendo monoclamídeas, com 4 tépalas, 4 estames epissépalos.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Diariamente até pegamento das mudas, depois a planta não é exigente em umidade do solo.
Vai em qual clima? Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Nativa de qual clima? Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? Sim
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Prefere clima ameno, mas se adapta bem ao calor.
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 40 cm
Atrai pássaros? Não
Atrai borboletas? Não
Mais informações:
O buxinho bola é um arbusto muito característico dos jardins clássicos da França. Isso se deve, principalmente, pelas suas folhas muito verdes e sua facilidade de moldar. Além disso, a muda de buxinho bola requer poucos cuidados.
Apesar de alcançarem de 2 a 5 metros de altura, as mudas de buxinho bola possuem um crescimento bastante lento e de fácil observação.
Além disso, os seus galhos crescem mais lentamente ainda. O que, consequentemente, também facilita a observação por parte de quem cultiva para chegar ao tamanho ideal para a poda.
Apesar do seu nome engraçado, que faz lembrar a maneira de como “barriga” é chamada popularmente em algumas regiões do Brasil, o nome desta planta vem da sua família, que é denominada pelo nome científico de buxaceae.
As plantas dessas famílias são arbustos e pequenas árvores, com folhas perenes e inteira. Elas não possuem um crescimento tão rápido assim. Justamente por esse motivo, são bastante utilizadas na ornamentação de entradas e jardins.
Uma curiosidade do buxinho bola é que a sua madeira é tão dura que é utilizada em alguns instrumentos musicais, além da planta ser utilizada também devido a essa característica como verdadeiros muros vivos.
Mesmo sendo uma planta que pode atingir boas alturas, os buxinhos bola também são bastante utilizados na confecção de bonsais.
A muda de buxinho bola é bem fácil de cuidar. Inclusive, essa é uma característica de todas as plantas da família buxus. Apesar de possuir um metabolismo lento, a poda deve ser frequente para que a planta adquira a forma desejada.
Sua rega não precisa ser muito intensa, bastando regar quando a terra estiver seca, uma boa regra é regar dia sim dia não, molhando toda a terra do vaso e não apenas um borrifo superficial.
Um fator que é de importante menção é que as folhas do buxinho bola são tóxicas, mas raramente causam algum acidente se não forem ingeridas. O cuidado deve ser direcionado à animais e crianças que podem brincar perto da planta.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito