Flor de Maio (Schlumbergera truncata)
A muda de flor de maio é muito procurada, não só pela exuberância da sua inflorescência, disponível em várias cores, mas também pela facilidade do seu cultivo.
Após o cruzamento entre exemplares da espécie de flor de maio, deu-se origem às chamadas plantas híbridas, que surgiram em diferentes cores, como o amarelo, roxo, lilás e laranja.
Embora não pareça, a flor de maio é um grande cacto, de valor ornamental, muito conhecida e vista na decoração de casas pelo Brasil.
Continue a leitura para conhecer essa espécie linda e como cultivar a flor de maio com facilidade em sua casa.
Características da flor de maio
Da família Cactaceae, a flor de maio é uma espécie perene originária da Mata Atlântica, da região sudeste do Brasil, com crescimento que pode chegar aos 30 cm de altura.
Também conhecida pelos nomes de flor de seda ou cacto da páscoa, a flor de maio costuma se desenvolver entre rochas e sobre troncos e galhos de árvores. Não possui folhas, mas seus ramos, verdes, pendentes e sem espinhos, combinam muito com vasos altos ou pendentes, ideais para ornamentação.
Já as flores da Schlumbergera truncata, nome científico da flor de maio, são grandes e brilhantes, em tons de rosa, branco e vermelho e costumam atrair muitos beija-flores.
As flores da flor de maio podem surgir o ano todo, mas comumente florescem em abundância no outono.
Vamos conhecer algumas dicas de cultivo da muda de flor de maio?
Onde cultivar a muda de flor de maio
Por fazer parte da família das suculentas, a flor de maio é uma espécie que requer poucos cuidados, sendo uma ótima escolha para enfeitar sua casa, decorar sua sacada ou colorir seu jardim. Jardineiras e vasos acomodam muito bem a flor de maio.
Para plantio em vasos, pedras e cascas de pinus são essenciais para fazer a drenagem adequada da água.
Como cultivar a muda da flor de maio
Veja como é fácil cultivar a flor de maio:
- SOLO: para cultivo da muda de flor de maio, o solo deve ser fértil e com boa drenagem. A faixa de pH do solo recomendado é de 5,5 a 6,2.
- CLIMA: por tratar-se de uma espécie de clima tropical, a flor de maio não tolera o frio;
- LUZ: a muda de flor de maio deve ser cultivada sob a meia sombra, preferencialmente em local com boa iluminação;
- REGA: o ideal é realizar a rega da flor de maio entre 2 a 4 vezes por semana, mantendo o solo levemente úmido, sem encharcamento.
Onde encontrar flor de maio para o cultivo
O seu paisagismo vai ganhar destaque com o cultivo da flor de maio. Aqui no Sítio da Mata você encontra muda de flor de maio e outras espécies de flores, árvores, plantas, frutas nativas e espécies raras.
Aposte na qualidade do Sítio da Mata e aproveite as vantagens disponíveis no site, acessando: www.sitiodamata.com.br.
Em nosso site você encontra também muito conteúdo informativo para cultivar diversas espécies. Veja dicas de cultivo da flor de maio, clicando em: https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/como-cuidar-de-flor-de-maio/
Veja também outras espécies de plantas pendentes para decoração: https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/decoracao-com-plantas-pendentes/
Sobre o envio
Adquira a flor de maio e outras espécies com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Em nosso site você encontra a muda de flor de maio e muitas outras plantas com qualidade, e ainda pode receber em casa, com conforto e segurança.
Enviamos sua muda de flor de maio devidamente embalada para que chegue até você em perfeitas condições.
Nome popular: Flor de Maio
Nome Ciêntífico: Schlumbergera truncata
Família: Cactaceae
Origem: América do Sul, Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Ramos do tipo cladódios articulados, ramificados, verdes, glabros, chatados, pendentes e de margens irregularmente dentadas, com 30 a 60 cm de comprimento, que exercem a função das folhas que são inexistentes.
Crescimento da planta: até 30 cm
Quando da Flores? Geralmente Outono, mas pode ter em outras épocas também.
Flores Flores delicadas, grandes e brilhantes, podem ser rosas, brancas, laranjas e vermelhas e atraem beija-flores.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Manter irrigado, porém sem encharcamento.
Vai em qual clima? Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Sim, mas não é necessário.
Vai na sombra? Meia sombra
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 30 cm
Mais informações:
Embora não pareça, a Flor de Maio é um grande cacto, de valor ornamental, muito conhecida e vista na decoração de casas pelo Brasil.
A Schlumbergera truncata (nome científico da Flor de Maio) é uma espécie originária da Mata Atlântica, da região sudeste do Brasil, que costuma se desenvolver entre rochas e sobre troncos e galhos de árvores, mas também muito apreciada em vasos e jardineiras ao redor mundo todo.
Também conhecida como Flor de Seda, Cacto da Páscoa (no Hemisfério Sul) e Cacto de Natal (no Hemisfério Norte), a Flor de Maio, geralmente, floresce no outono, mas também pode florescer em outras épocas do ano.
Da família Cactaceae, a Flor de Maio pode atingir até 30 cm de altura. Não possui folhas, mas seus ramos, do tipo cladódios articulados, verdes, pendentes e sem espinhos, combinam muito com vasos altos ou pendentes para ornamentação. Já suas flores, grandes e brilhantes, em tons de rosa, branco e vermelho, costumam atrair muitos beija-flores.
Após o cruzamento entre exemplares da espécie de Flor de Maio, deu-se origem às chamadas plantas híbridas, que surgiram em diferentes cores, como o amarelo, roxo, lilás e laranja.
A muda de Flor de Maio é muito procurada, não só pela exuberância da sua florescência, disponível em várias cores, mas também pela facilidade do seu cultivo.
Vamos ver algumas dicas de cultivo da muda de Flor de Maio?
Após a florescência da Flor de Maio, é necessário aumentar as regas e acrescentar adubos para enriquecer os nutrientes do solo. Uma boa época para adubação da Flor de Maio é entre os meses de agosto a novembro. Escolha um adubo rico em potássio.
Por fazer parte da família das suculentas, a Flor de Maio é uma espécie que requer poucos cuidados, sendo uma ótima escolha para enfeitar sua casa, decorar sua sacada ou colorir seu jardim.
Já escolheu qual cor da muda de Flor de Maio você quer cultivar?
Aqui no Sítio da Mata você encontra muda de Flor de Maio e outras espécies de flores, árvores, frutas nativas e espécies raras.
Aposte na qualidade do Sítio da Mata e aproveite as vantagens disponíveis no site, acessando: www.sitiodamata.com.br. Adquira esta e outras espécies com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Vem para o Sítio da Mata!
DICAS DE CULTIVO DA MUDA DE FLOR DE MAIO
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito