Manacá Da Serra (Tibouchina mutabilis)
O manacá da serra é um tipo de planta nativa da Mata Atlântica, que pode ser encontrado no litoral do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina, se destacando por entre a mata verde através do colorido incrível de suas flores. Vamos conhecer as características desta arvoreta ornamental.
Características do Manacá da Serra
Da família Melastomataceae, também conhecida cuipeúna, jacatirão e manacá da serra anão, o manacá da serra possui folhas verdes escuras com floração em cinco pétalas na cor branca, que modifica seu colorido de forma gradual, passando pelo rosa até atingir a cor lilás. É possível, em determinadas épocas, encontrar as três tonalidades em um mesmo galho.
De uma beleza natural e fascinante, o manacá da serra não possui raízes agressivas, e pode ser plantado diretamente ao solo, em projetos paisagísticos urbanos como praças e calçadas, ou em projetos residenciais, tanto em jardins quanto em vasos, decorando as áreas internas da casa ou nas áreas externas como varandas, espaços gourmet e terraços, desde que em local bem iluminado.
Com relação aos frutos da manacá da serra, estes possuem formato semelhante aos coquinhos de uma palmeira e costumam surgir após a floração do mês de março, no outono.
A Tibouchina mutabilis, nome científico da manacá da serra, tem um crescimento rápido, podendo atingir até 12 metros de altura e seu tronco em torno de 25 cm de diâmetro.
E se você gostou de conhecer as principais características dessa planta, continue a leitura para entender algumas dicas de como plantar muda de manacá da serra.
Onde cultivar muda de Manacá da Serra
A muda de manacá da serra pode ser cultivada diretamente ao solo, em jardins e canteiros, mas também pode ser cultivada em vasos, ornamentando áreas internas, desde que o espaço tenha boa iluminação.
Como cultivar muda de manacá da serra
- SOLO: o tipo de solo é um dos passos mais importantes de como plantar muda de manacá da serra – rico em matéria orgânica e com boa drenagem;
- CLIMA: o manacá da serra é uma arvoreta que aprecia áreas tropicais;
- LUZ: sol pleno;
- REGA: as regas do manacá da serra devem ser diárias durante o período de floração, regulares em época de pouca chuva e moderada em época de muita chuva; cuidado com a umidade em excesso e com a proliferação de pragas e fungos;
- PODA: o arbusto aceita poda para retirada de galhos e folhas secas.
Onde encontrar muda de manacá da serra
Linda, vistosa e de uma ornamentação incrível, aposte no manacá da serra, essa espécie que atrai muitos insetos polinizadores, como as abelhas, além de borboletas e pássaros, deixando seu paisagismo ainda mais encantador.
Que tal iniciar o cultivo desse arbusto lindo e exuberante que é o manacá da serra?
Compre com quem entende do assunto. O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de flores, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana e todo tipo de espécie, exótica e rara.
O manacá da serra é uma espécie nativa e você pode descobrir outras plantas nativas acessando nosso blog https://sitiodamata.com.br/blog/duvidas/o-que-sao-plantas-nativas/
Encontre outras arvoretas para paisagismo do seu jardim clicando em https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/arvores-para-paisagismo-de-jardim/
Sobre o envio
Você também pode adquirir a muda de manacá da serra, acessando o nosso site: www.sitiodamata.com.br. Nesse endereço você encontra, além das espécies para seu cultivo, todos os suprimentos e ferramentas que precisa para dar continuidade ao seu projeto.
Todos os seus dados são protegidos e você ainda pode parcelar suas compras em até 12 vezes sem juros.
Enviamos mudas semanalmente via transportadora ou por caminhão, em caixas espaçosas e embaladas com todo cuidado para que suas mudas cheguem saudáveis e em perfeito estado até você.
Conte com a praticidade, comodidade, qualidade e o compromisso Sítio da Mata.
Nome popular: Manacá Da Serra
Nome Ciêntífico: Tibouchina mutabilis
Família: Melastomataceae
Origem: América do Sul, Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e com nervuras longitudinais paralelas.
Crescimento da planta: Seu crescimento é rápido e seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco.
Quando da frutos? A frutificação ocorre no outono.
Frutos Os frutos tipo cápsula contendo muitas sementes bastante pequenas.
Quando da Flores? A floração ocorre no verão.
Flores As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. Quando ela atinge a altura de meio metro já começa a floração.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar a cova de plantio incorporando adubo animal de gado bem curtido, cerca de 1 kg, misturado a composto orgânico oriundo de folhas decompostas e 100 gramas de farinha de ossos. ➜ Para manutenção utilizar fertilizantes orgânicos.
Como regar essa planta? Aprecia solo úmido, mas não solo encharcado, regar 2 vezes por semana.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Aceita podas periódicas. Retire sempre que possível os galhos e flores secas, mantendo a árvore limpa e vistosa. As podas devem ser realizadas depois da época da floração. Corte sempre próximo de onde floresceu. Caso você deixe a ponta onde já houve floração, não voltará a florescer. As podas podem ser realizadas também para conter o crescimento do manacá. Neste caso você de realizar podas bem próximas ao tronco.
Vai na sombra? Sol Pleno
Planta de frio ou calor? quente e úmido
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Atrai borboletas? Atrai borboletas
Quais pragas tem essa planta? Praticamente não é atacada por pragas e doenças
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Manacá da Serra em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de manacá chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Vocês atendem todo o Brasil?
R: Sim, atendemos todo o Brasil.
Você sabia que a árvore isolada , transpira equivalente a 400 litros de água por dia? Sabe qual os benefícios esse processo nos traz?
R: Esse efeito traz refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar , trazendo um bem estar e amenizando a poluição da terra .
Como devo regar as nativas?
R: Regue com frequência, especialmente, mas épocas mais quentes do ano.
Tem como plantar meu Manacá em vaso?
R: A variedade anã, que chega a 3 metros, é muito indicada para cultivo em vasos e faz um bonito conjunto com quaresmeira e manacá-de-cheiro, seus parentes próximos, embora não tenha as folhas ásperas da primeira nem o perfume penetrante da segunda.
Essa planta necessita de sol pleno?
R: Gosta de sol pleno e substrato arejado (uma parte de terra vegetal).
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito