Oliveira (Olea europaea L.)
A oliveira é um tipo de planta nativa da região ao oriente do Mar Mediterrâneo, mas apreciada no mundo todo pela produção do seu fruto e da extração do óleo deste fruto.
Fique na leitura para conhecer a oliveira e como fazer para ter este arbusto em casa, que produz as deliciosas azeitonas e o incrível azeite de oliva.
Características da Oliveira
A Olea europaea L., nome científico oliveira, tem um crescimento que pode atingir os 10 metros de altura em cultivo caseiro.
Da família Oleaceae, também conhecida como oliva, a oliveira, tem raízes fortes que podem atingir 6 metros de profundidade. Sua copa é ampla, arredondada e o tronco grosso, irregular, cinzento e bastante tortuoso e retorcido, de onde surgem suas folhas elípticas a lanceoladas, acuminadas, opostas, de cor verde acinzentada na face superior e prateadas na face inferior, o que confere ao conjunto da folhagem ornamental com um aspecto azulado.
A inflorescência da oliveira ocorre na primavera, com flores pequenas que variam entre a coloração branca e creme, onde, mais tarde, no outono, começam a surgir os frutos, mais conhecidos como azeitonas.
As azeitonas são um fruto tipo drupa, carnosa, suculenta e saborosa, contendo uma semente em seu interior, sendo que a azeitona verde é colhida da oliveira imatura e a preta, quando já está madura.
Esmagando a azeitona, podemos extrair o azeite de oliva, uma gordura monoinsaturada natural, a mais adequada a se usar nos preparos culinários.
E se você gostou de conhecer as principais características da oliveira, continue a leitura para entender algumas dicas de como plantar muda de oliveira.
Onde cultivar muda de oliveira
A muda de oliveira é bastante rústica, versátil e uma espécie de baixa manutenção. Pode ser cultivada diretamente ao solo, em jardins e canteiros, de forma isolada ou formando renques. Também pode ser cultivada em vasos, como topiarias ou ainda na arte bonsai.
Como cultivar muda de oliveira
- SOLO: como já dissemos anteriormente, por se tratar de uma espécie rústica, a muda de oliveira pode ser cultivada em solo pobre ou fértil, desde que tenha boa drenagem;
- CLIMA: por se tratar também de uma espécie versátil, a oliveira pode ser cultivada tanto em climas tropicais ou temperados, mas já não aprecia as geadas;
- LUZ: a oliveira deve ser cultivada sob o sol pleno;
- REGA: a oliveira é uma espécie que tolera períodos de estiagem, mas é importante manter uma irrigação ativa principalmente no período de floração, para que os frutos surjam com mais intensidade;
- PODA: o arbusto aceita poda de formação e limpeza para melhorar a frutificação.
Onde encontrar a muda de oliveira para cultivo
Além de uma espécie ornamental, a oliveira é uma espécie especialmente rica em compostos importantes para a nossa saúde através da extração do azeite de oliva.
Que tal iniciar o cultivo desse arbusto lindo e exuberante que é a oliveira?
Compre com quem entende do assunto. O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de arbustos, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana e todo tipo de espécie, exótica e rara.
Encontre outras arvoretas para paisagismo do seu jardim clicando em https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/arvores-para-paisagismo-de-jardim/
Sobre o envio
Você também pode adquirir a muda de oliveira, acessando o nosso site: www.sitiodamata.com.br. Nesse endereço você encontra, além das espécies para seu cultivo, todos os suprimentos e ferramentas que precisa para dar continuidade ao seu projeto.
Todos os seus dados são protegidos e você ainda pode parcelar suas compras em até 12 vezes sem juros.
Enviamos mudas semanalmente via transportadora ou por caminhão, em caixas espaçosas e embaladas com todo cuidado para que suas mudas cheguem saudáveis e em perfeito estado até você.
Conte com a praticidade, comodidade, qualidade e o compromisso Sítio da Mata.
Nome popular: Oliveira
Nome Ciêntífico: Olea europaea L.
Família: Oleaceae
Origem: Sul do Mar Cáspio, a região norte do Irã e a parcela oriental do Mar Mediterrâneo.
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são elípticas a lanceoladas, acumidadas, opostas, de cor verde-acinzentada na face superior e prateadas na face inferior, o que confere ao conjunto da folhagem um aspecto azulado.
Crescimento da planta: Pode chegar até 30 m
Quando da frutos? Final de setembro a meados de novembro
Frutos No outono se formam as azeitonas, um fruto do tipo drupa, elipsóide, com polpa carnosa, suculenta e que contém uma semente, o caroço. A diferença principal entre as azeitonas verdes ou pretas, é o tempo de colheita, sendo que a verde é colhida imatura e a preta, quando já está madura
Quando da Flores? Primavera
Flores As inflorescências surgem na primavera, nas axilas foliares, e são do tipo panícula, com numerosas flores de cor branco creme, com suave perfume. As flores são hermafroditas e podem se autopolinizar na maioria das variedades. A polinização é feita pelo vento.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? A oliveira é muito rústica e resiste a longos períodos de estiagem, convém no entanto, fazer irrigação suplementar se o período seco ocorrer durante a floração.
Vai em qual clima? Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Nativa de qual clima? Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? Sim, desde que não seja de forma radical.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Prefere clima frio
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 0,60 m
Atrai pássaros? Sim
Atrai borboletas? Não
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito