Sapoti (Manikara Zapota)
Sabe aquela fruta extremamente saborosa, mas que você não encontra com facilidade em todo lugar? Pois é, este é o caso do sapoti, uma fruta que nasce do sapotizeiro e que você pode ter facilmente em seu pomar.
Quer saber como? Acompanhe a leitura para conhecer melhor o sapoti.
Características do sapoti
Espécie da família Sapotaceae, o sapoti é uma frutífera originária do sul do México e da América Central, e que se espalhou por toda a América tropical, Caribe, América do Sul e nas partes mais quentes da Flórida, nos Estados Unidos, segundo o Embrapa.
Cientificamente recebe o nome de Manilkara zapota e o sapoti pode ser consumido in natura, ou em preparação de sobremesas, doces, geleias, sorvetes e compotas.
Há quem diga que o sapotizeiro pode medir 30 metros de altura em seu habitat natural, mas comumente esta árvore de grande porte mede de 9 a 15 metros de altura.
O tronco do sapotizeiro é curto, com coloração que varia de cinza claro à marrom escuro, de onde se extrai o látex. De copa arredondada, suas folhas se apresentam alternas nos ramos, de formato ovalado e verdes.
As flores do sapoti, pequenas e brancas, surgem entre a primavera e o verão. Já o grande espetáculo do sapotizeiro acontece durante a frutificação, quando nos presenteia com o sapoti, um fruto de formato ovalado com casca fina de coloração marrom, extremamente rico em nutrientes.
Propriedades do sapoti
O sapoti é uma fruta rica em fibras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, contém proteínas, açúcares e sacarose. Além disso, a fruta possui em sua composição diversos sais minerais como cálcio, manganês, fósforo e ferro. Os benefícios do sapoti conheceremos a seguir.
Benefícios do sapoti
- Ação diurética;
- Elimina toxinas;
- Ação anti-inflamatória e antibacteriana;
- Fortalece ossos e músculos;
- Melhora o trato intestinal;
- Ajuda a controlar a glicemia e o colesterol;
- Combate a febre.
Onde plantar sapoti
O Brasil é um país com ótimas condições climáticas para o cultivo do sapoti, principalmente entre as regiões que compreendem o Sul do Estado de São Paulo até a Região Amazônica.
A seguir encontre as condições de solo e demais necessidades para o cultivo do sapoti.
Como plantar sapoti
O cultivo do sapotizeiro tem como principal objetivo a produção do sapoti, mas não podemos deixar de ressaltar também a importância da extração de látex e da madeira para carpintaria. Veja as principais dicas de cultivo:
Solo: o sapoti se desenvolve em diversos tipos de solos, mas prefere solos férteis, bem drenados e aerados, respeitando o espaçamento de 8 metros entre uma muda de sapoti e outra.
Clima: o sapotizeiro é uma espécie que aprecia o calor e a umidade.
Sol: deve ser cultivado em pleno sol.
Rega: cada muda necessita em torno de 20 litros de água por dia, principalmente nos primeiros três meses.
Onde encontrar sapoti para cultivo
Que tal ter esta espécie altamente nutritiva e deliciosamente doce plantada no seu jardim?
Encontre o sapoti e outras frutas exóticas no Sítio da Mata.
Temos uma grande variedade de frutíferas esperando por você.
https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/frutas-exoticas/
https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/frutas-exoticas/
https://www.sitiodamata.com.br/physalis.html
https://www.sitiodamata.com.br/lichia-litchi-chinensis.html
https://www.sitiodamata.com.br/pitaya-diversas-especies-hylocereus-sp.html
Sobre o envio
Acessando www.sitiodamata.com.br você adquire sua muda de sapoti, encontra diversas formas de pagamento e ainda pode optar por receber sua encomenda no conforto de sua casa, com segurança, através de transportadora ou caminhão.
Clique e confira!
Nome popular: Sapoti
Nome Ciêntífico: Manikara Zapota
Família: sapotáceas
Origem: Floresta tropical amazônica, floresta atlântica do Nordeste e florestas tropicais da América central até o México.
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, alternas, coriáceas, inteiras, elíptico-ovaladas ou elíptico-lanceoladas, com limbo de 5 a 14 cm de comprimento por 5 a 7 cm de largura, agudo ou obtuso no ápice, agudo na base, verde-brilhante. São agrupadas principalmente nas extremidades dos ramos novos. Quando novas apresentam pequenos pêlos que desaparecem à medida que a folha adquire coloração verde-escura.
Crescimento da planta: Arvore de grande folhagem perene, com galhos e copa compactos. Cresce até 8 m de altura, com copa arredondada de até 5 m de diâmetro
Quando da frutos? Frutifica de dezembro a fevereiro.
Frutos O fruto é preso por um longo pecíolo que pode variar de na forma e tamanho, sendo globoso, ovóide, elipsóide e arredondado. O número de sementes varia entre 2 a 12.
Quando da Flores? Primavera e Verão
Flores As flores se apresentam isoladas, monóica, na axila das folhas, apresentando 6 estames férteis e 6 estames estéreis, chamados estaminóides. O ovário é viloso e contém de 10 a 12 lóculos.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar a cova de plantio incorporando à terra adubo orgânico e 670 gramas de superfosfato simples. ➜ Para manutenção aplicar no segundo ano após plantio 230 gramas de uréia, 380 gramas de cloreto de potássio e 50 gramas de FTE-BR. Do terceiro ano em diante aplicar 975 gramas de uréia, 700 gramas de superfosfato simples, 600 gramas de cloreto de potássio e 80 gramas de FTE-BR.
Como regar essa planta? Irrigar com 20 L de água por semana nos primeiros 3 meses, depois, somente quando não tiver chovido por 30 dias.
Vai em qual clima? sub-tropical e Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Fazer apenas podas de formação, e eliminar os galhos que estiverem mau formados ou nascerem para dentro da copa. O ideal é abrir a copa na forma de taça, permitindo que aja espaço entre os galhos do meio para penetração do sol.
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Calor e umidade
Mudas com qual altura? 60 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Quais pragas tem essa planta? Broca do Caule e dos Ramos – Recomenda-se eliminar os ramos afetados e limpar as galerias deixadas pelas larvas, através de injeção com inseticida e fechamento do orifício com cera ou barro. Mosca das Frutas – Recomenda-se eliminar os frutos atacaddos e realizar pulverizações com iscas envenenadas, contendo uma mistura de Dipterex 500 (240 ml/100 litros d’água)+ 5 kg de açúcar mascavo, procurando atingir uma área de 3 m2 da copa de cada planta.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de formio em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
A cada 10 dias, pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.
Esta planta necessita de sol?
Sim,sob sol pleno ou meia sombra,em ambientes internos luz direta por 3 ou 4 horas diárias.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito