Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa)
A Sibipiruna florida parece um pé de algodão-doce amarelo, para a diversão dos passarinhos.
Nome popular: Sibipiruna
Nome Ciêntífico: Caesalpinia pluviosa
Família: Fabaceae
Origem: América do Sul, Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: Suas folhas são compostas, bipinadas, com folíolos elípticos e verdes. No inverno ocorre uma queda quase total das folhas, que voltam a brotar na primavera.
Crescimento da planta: A sibipiruna é uma árvore semidecídua, de rápido crescimento e florescimento ornamental. Nativa da mata atlântica, ela é uma espécie pioneira ou secundária inicial, ou seja é uma das primeiras espécies a surgir em uma área degradada. Seu porte é alto, podendo atingir de 8 a 25 m de altura. O tronco é cinzento e se torna escamoso com o tempo, seu diâmetro é de 30 a 40 cm. Sua taxa de crescimento fica em 3 metros em 2 anos.
Quando da frutos? julho a setembro.
Frutos Os frutos que se seguem são do tipo legume, achatados, pretos quando maduros e contêm cerca de 3 a 5 sementes beges, também achatadas, em forma de gota ou elípticas. A dispersão ocorre pela ação do vento.
Quando da Flores? A floração ocorre de setembro a novembro
Flores Inflorescências eretas e cônicas, do tipo espiga e com numerosas flores amarelas que abrem gradativamente da base em direção ao ápice.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 200 gramas de farinha de ossos misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção aplicar adubos orgânicos na projeção da copa.
Como regar essa planta? Regar frequentemente, mas sem encharcamento, para evitar doenças causadas por fungos e bactérias.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Faça a poda de contenção da planta se houver necessidade, após a floração.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Quente e úmido
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Formiga mata essa planta? Formigas cortadeiras podem desfolhar a planta quando jovem.
Quais pragas tem essa planta? Pragas: Psylla sp. (Hemiptera: Psyllidae) Psilídeo de alguns milímetros de comprimento, com a aparência de minúsculas cigarras, que suga constantemente os brotos novos durante a floração da sibipiruna, e liberam uma secreção pegajosa.
Mais informações:
Mais uma espécie nativa da nossa Mata Atlântica, a Sibipiruna, também conhecida popularmente pelos nomes de sibipira, sebipira ou coração-de-negro, é uma espécie de planta da Família Fabaceae e pode ser plantada durante todo o ano, apesar de preferir épocas de chuva. Faz parte da família das leguminosas, porém seu fruto não é comestível.
Sua floração amarela mais parece um pé de algodão doce e atrai diversas aves, deixando os meses de setembro a novembro ainda mais lindos e coloridos.
De origem da América do Sul e acostumada a um clima Tropical, a Sibipiruna pode ser encontrada de Norte a Sul do Brasil e pode viver por mais de 100 anos. Esta espécie de árvore pode atingir de 8 a 25 metros de altura, sendo considerada uma árvore de grande porte e de raízes bem fortes. Já a muda de sibipiruna pode medir de 30 a 60 cm.
Durante o inverno, suas folhas chegam a cair quase em sua totalidade, mas voltam a brotar, verdinhas, quando chega a Primavera.
Agora que você já se apaixonou por esta árvore, veja como plantar muda de sibipiruna, preservar a fauna e a flora e ganhar aquela sombrinha aconchegante que você tanto precisa nos dias quentes.
O cultivo da sibipiruna e de todas as árvores é essencial para a preservação do meio ambiente. As árvores absorvem o gás carbônico presente no ambiente e o transforma em ar puro, sendo importante para a vida humana e para todas as espécies, em geral.
A muda de sibipiruna tem crescimento rápido e é muito utilizada em casos de reflorestamento. Seu plantio se dá também através de sementes.
Se você gostou de conhecer um pouco sobre a sibipiruna, entre em contato com o Sítio da Mata e adquira sua muda de sibipiruna.
ONDE EMPREGAMOS A SIBIPIRUNA
DICAS DE CULTIVO
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Sibipiruna em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Sibipiruna chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Esta espécie vai bem, em lugares alagados?
R: Não. A sibipiruna , acaba amarelando e morrendo se em contato direto com a agua por mais de 3 meses.
Vocês trabalham com mudas da Mata atlântica?
R: Temos mudas nativas de todos os biomas!
Vocês atendem todo o Brasil?
R: Sim, atendemos todo o Brasil.
Quais os cuidados diários da Sibipiruna?
R: Irrigue diariamente, principalmente durante o verão, porém sem nunca encharcar o solo em demasia para não favorecer a proliferação de fungos. Em cidades aconselha-se fazer uma poda de formação anualmente de forma a evitar que os galhos dessa planta venham a crescer em direção a fios elétricos ou outros lugares onde são indesejados.
Como devo regar?
R: Regue a planta apenas em períodos de grande estiagem, pois apresenta grande resistência a falta d’água.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito